Neste artigo você vai entender o que significa CPL e como gerar leads qualificados para melhorar seus resultados em vendas, seja qual for o nicho de atuação. Mas, antes de mais nada vamos entender o que é lead.
O que é CPL? O que é lead?
Lead é todo possível cliente que chega até a sua empresa para saber mais informações sobre o produto ou serviço que você oferece. Mais do que isso, ele está disposto a informar seus dados pessoais, como e-mail e telefone, e se manter em contato para saber sobre as novidades. Mesmo que não compre nada de imediato, ele tem muito potencial para gerar novas vendas.
O cliente que se cadastra no site da sua empresa e te autoriza ao envio de e-mails, por exemplo, sabe que pode precisar do que você tem a oferecer em algum momento e está esperando a hora certa de comprar. Cabe à sua empresa fazer uso inteligente desse contato, usando estratégias assertivas para vender o seu produto ou serviço.
Agora que você já sabe o que é lead, veja o que significa CPL (Custo por Lead) e, em seguida, veja dicas de como gerar leads qualificados para o seu negócio.
Entenda o que significa CPL (Custo por Lead)
Vamos falar agora sobre o que significa CPL (Custo por Lead). Essa é uma das formas de calcular o investimento de uma campanha de marketing. Ou seja, é com o CPL que um anunciante sabe quanto custa a captação de cada cliente em potencial.
Para saber o valor do CPL (Custo por Lead), basta dividir valor do investimento feito pelo número de leads captados.
CPL = Investimento total na campanha / Número de Leads
Com esse resultado, fica mais fácil para o anunciante saber como direcionar seus recursos de forma saudável para as finanças da empresa.
Mas, quais são as estratégias mais eficientes? Como gerar leads qualificados? Continue a leitura e veja algumas recomendações:
Como gerar leads qualificados com Inbound e Outbound Marketing
Toda empresa quer crescer e vender mais e, por isso, precisa encontrar maneiras de chegar aos seus clientes em potencial. Esses clientes, como falamos acima, são chamados de leads. Veja agora dicas de como gerar leads qualificados usando Inbound e Outbound Marketing:
Inbound Marketing
Ao usar Inbound Marketing para gerar leads, o cliente mostra interesse pelo produto ou serviço porque encontrou um texto ao fazer uma busca no Google, por exemplo. Um artigo bem feito e otimizado (SEO) no blog institucional, não necessariamente sobre a empresa, mas sobre o mercado em geral e suas soluções, pode render muitas inscrições na newsletter. O que ajuda a qualificar e segmentar o lead, nesse caso, é o formulário de cadastro. Os leads também podem vir através de landing pages e de campanhas direcionadas feitas pelas redes sociais.
Outbound Marketing
Com Outbound Marketing, a iniciativa de captação do lead é da empresa e é feita de maneira mais personalizada. A prospecção pode ser através de:
- Visitas presenciais.
- Participação e patrocínio de eventos do nicho de atuação.
- Redes sociais.
- Ferramentas de web scraping.
Com cautela, a empresa precisa estar atenta às oportunidades de venda, apresentando suas soluções de forma não invasiva.
Diante disso, agora já sabe o que significa CPL (Custo por Lead). A Confilio é a principal rede de afiliados com campanhas que pagam comissão por lead do Brasil. Clique aqui e cadastre-se para ter acesso a elas e ganhar dinheiro sem sair de casa.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com experiência em conteúdo SEO, Marketing de Conteúdo e Instagram.